sábado, 9 de abril de 2011

Salvador, abril de 2011


Exmo.s Sr e Sras. Da sociedade contemporânea,

Venho por meio desta explicitar minha atual reflexão referente à s práticas de punição de menores e ao grande sistema carcerário deste país.
Será que podemos apontar um único culpado pelas atrocidades cometidas por crianças e jovens, que encontram no crime e no tráfico uma saída de emergência à curto prazo para obterem benefícios econômicos, os quais seriam obrigações dos poderes executivo, judiciário e principalmente legislativo?
Na verdade sinto que a realidade cruel deste país não atinge somente à meus vizinhos, esta realidade está presente em meu cotidiano, principalmente porque ao mesmo tempo que me sinto refém da violência urbana me vem também o peso da culpa de colocar nos cargos transformadores cidadãos dotados de uma falsa moral (quase teatral), dotados de um imenso poder de convencimento, gastando fortunas em suas campanhas publicitárias, esquecendo-se dos primordiais deveres a cumprir para que a nossa sociedade possa gozar do direito primordial à educação, segurança pública, saúde e algum meio de educação voltada para uma consciência em relação ao meio ambiente e a moral.
É necessário criar métodos de punição, isto é fato, entretanto, esta teoria não justifica o abuso do poder dos responsáveis pela segurança.
O que realmente quero pôr em questão é: qual é o nosso papel e principalmente quais são as ações afirmativas que podemos individualmente fazer para erradicar os inúmeros problemas sociais, quase todos causados pela falta de consciência moral e educacional?
Gostaria de obter respostas, ações na verdade, de cada um que é direta ou indiretamente afetado pela questão desta problemática.

Abraços esperançosos e otimistas,



Laíra Alves
Bacharelando Interdisciplinar em Artes
3° semestre


(Atividade solicitada pelo docente Miguel Angel García Bordas, no componente curricular Ética e educação, pela Universidade Federal da Bahia, a fim de debater as cartas de Jorge Amado, no livro Capitães da Areia)

2 comentários:

  1. Prezada Laira,
    Adorei teu blog !!!!!
    Tu es incrivel!!!!
    Vou visitar de vez em quando este lugar tao especial, criativo e recheado de espiritualidade e sensibilidade!!!
    Miguel Bordas

    ResponderExcluir
  2. Fico imensamente honrada pela visita e principalemnte pelo elogio de alguém tão sábio como o senhor.
    Confesso que fique muito surpresa e feliz ao saber que o senhor havia vindo à meu blog e o divulgado tão bem para toda a turma.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir